Metrô de BH: estação Novo Eldorado é inaugurada; última ampliação tinha sido em 2002
09/02/2026
(Foto: Reprodução) Estação Novo Eldorado, em Contagem, na Grande BH
TV Globo/ Reprodução
Após mais de 20 anos sem ampliação do metrô de Belo Horizonte, foi inaugurada, na tarde desta segunda-feira (9), a 20ª estação do sistema, a Novo Eldorado, em Contagem, na Região Metropolitana.
A previsão é que a nova estação receba, em média, 7 mil passageiros por dia. Com ela, a linha 1 ficou 1,7 km maior e passou a ter cerca de 29,8 km de extensão, ligando o bairro Novo Eldorado à Região Norte da capital.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Minas no WhatsApp
A expansão estava prevista no contrato de concessão do metrô, assinado em março de 2023. A última tinha ocorrido em 2002, quando a estação Vilarinho foi implementada.
A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), comemorou o avanço do sistema.
"Nós temos que melhorar a mobilidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Melhorando essa mobilidade, isso repercute positivamente em Contagem", afirmou.
A ideia é que a linha 1 ganhe outras duas novas estações, também em Contagem: Parque São João e Beatriz. Os investimentos foram anunciados pelo governo federal no ano passado.
"Ainda está no período que o governo do estado [tem para que] possa fazer projeto. O projeto é apresentado ao Ministério das Cidades e, depois que a obra for licitada pelo governo do estado, nós vamos liberando os recursos", explicou o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, que também participou da inauguração.
Linha 2
Além da expansão da linha 1, a concessionária Metrô BH terá de implementar a linha 2, com 10,5 km de extensão e sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. A previsão é que as obras sejam concluídas em 2028.
O governo federal investiu R$ 2,8 bilhões na ampliação, e o governo de Minas Gerais, R$ 460 milhões.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Vídeos mais vistos no g1 Minas: