Juiz de Fora sobe 3 posições em ranking de saneamento, mas segue com um dos piores tratamentos de esgoto do Brasil
17/07/2025
(Foto: Reprodução) Esgoto Juiz de Fora
Reprodução/TV Integração
Juiz de Fora subiu três posições no Ranking de Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil. O estudo foi publicado na terça-feira (15) e mostra a cidade na 70ª colocação entre os 100 municípios mais populosos do país – no ano passado, ocupou o 73º lugar.
▶️ Clique aqui e siga o perfil g1 Zona da Mata no Instagram
O levantamento, feito em parceria com a consultoria GO Associados, utilizou dados de 2023 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e avaliou informações como abastecimento de água, esgotamento sanitário, tratamento de esgoto, perdas na distribuição e investimentos por habitantes.
O melhor índice é o de atendimento total de esgoto, com 98,67%. Já o indicador de tratamento total de esgoto foi de 12,75%. Ou seja, dos mais de 98% coletados, somente pouco mais de 12% é tratado, índice que fica abaixo da média nacional e de Minas Gerais. Confira os dados:
Indicador de Atendimento Total de Água: 94,46%
Indicador de Atendimento Total de Esgoto: 98,67%
Indicador de Tratamento Total de Esgoto: 12,75%
Investimento Total de 2019 a 2023: R$ 270,77 milhões
Os dados colocam Juiz de Fora na última colocação entre os municípios mineiros, atrás de Uberaba (9ª colocação), Uberlândia (11ª colocação), Montes Claros (16ª), Belo Horizonte (43ª colocação), Contagem (64ª colocação) e Betim (65ª colocação).
A Cesama, companhia de abastecimento do município, disse que os dados do ranking estão defasados, se referindo a 2023. Confira a justificativa completa mais abaixo.
Tratamento de esgoto entre os 20 piores do estudo
De todos os pontos, o tratamento do esgoto é o que mais preocupa. O ranking mostra que mais de 94% da população têm acesso à água tratada, mas apenas 12,75% contam com tratamento de esgoto.
André Machado, coordenador de comunicação do Trata Brasil, analisou os dados.
“A gente observa um ótimo indicador de água potável para a população, que está na ordem de 94,5% de abastecimento de água, muito próximo dos 99%, estabelecidos pelo marco regulatório do setor. Tem uma coleta de esgoto também bastante alta, mais de 98%. Mas o tratamento do esgoto, de fato, é um calcanhar de Aquiles, e precisa melhorar no município. A gente está falando de 12,75% de tratamento de esgoto, um indicador muito baixo, menor do que a média nacional e a média do estado [51,8% no Brasil e 42,5% em Minas]”.
Juiz de Fora está entre os piores índice de esgoto tratado
TV Integração/Reprodução
Tal número coloca Juiz de Fora na média dos 20 piores municípios analisados.
“Acho que esse é o principal elemento para a gente pensar em Juiz de Fora tendo uma elevação nesse ranking de saneamento. Esse é um indicador bastante importante, porque se a gente não trata o esgoto, em alguma medida, a gente está falando de uma probabilidade grande, de poluição de água e rios”.
Cesama usa outro método de cálculo
Conforme a Cesama, em 2025, o indicador de “volume médio anual” utilizado pelo instituto é de 32,43%, de janeiro a julho e de que o cálculo adotado pelo instituto Trata Brasil é diferente do utilizado rotineiramente.
“A consultoria calcula o índice com base na proporção entre o volume de esgoto tratado e o volume de água consumido, já a Cesama adota a relação entre esgoto tratado e esgoto coletado seguindo padrão do sistema nacional. De acordo com esse parâmetro, o índice para o primeiro semestre em Juiz de Fora é 40,53%".
A nota destaca ainda que a Prefeitura trabalha na melhoria contínua do percentual de esgoto ratado, o que vai ser refletido nos próximos rankings do Instituto Trata Brasil.
Posição de Juiz de Fora nos anos anteriores
2025: 70ª colocação
2024: 73ª colocação
2023: 70ª colocação
2022: 70ª colocação
2021: 71ª colocação
2020: 55ª colocação
2019: 62ª colocação
LEIA TAMBÉM:
Instituto Trata Brasil aponta que apenas 10,33% do esgoto de Juiz de Fora recebe tratamento; Cesama afirma que índice chega a 49,5%
A praia de Juiz de Fora: Rio Paraibuna já foi 'point' da diversão na cidade com pescaria, clube de natação e até lancha
ASSISTA TAMBÉM: Juiz de Fora ocupa o 70º lugar no índice de saneamento do país
Juiz de Fora aparece na 70ª colocação em ranking nacional de saneamento
📲 Siga o g1 Zona da Mata no WhatsApp, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes