‘É grande demais’: Lobo-guará é visto correndo por ruas de Uberlândia durante a madrugada; veja vídeos
06/08/2025
(Foto: Reprodução) Lobo-guará é visto correndo por ruas de Uberlândia durante a madrugada
Um lobo-guará surpreendeu moradores de pelo menos quatro bairros de Uberlândia ao ser visto correndo pelas ruas da cidade na madrugada desta terça-feira (6). O animal silvestre foi registrado em vídeo por motoristas e motociclistas, que chegaram a persegui-lo durante parte do trajeto.
Em um dos vídeos, um motociclista filma o lobo-guará por volta da 1h da manhã, no Bairro Santa Rosa. Durante a gravação, o piloto demonstra surpresa com o tamanho do animal.
“Parece um cavalo, é grande demais. Olha o tamanho, maior que um cachorro. Eu nunca tinha visto pessoalmente”, comentou o motociclista, surpreso.
O lobo-guará também foi flagrado por um motorista correndo pelas ruas do Bairro Luizote. O homem chega a alertar uma pedestre que passava perto do animal. “Moça, cuidado, isso é um lobo-guará”, gritou. Em seguida, ele acelera o carro e passa a seguir o bicho. Assista às imagens acima.
➡️ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no Instagram
Além dos registros em vídeo, moradores dos bairros Mansour e Jardim Brasília também relataram ter visto o animal. Caso se trate do mesmo bicho em todas as situações, estima-se que o lobo-guará tenha percorrido pelo menos 10 quilômetros.
Ponto a ponto do vídeo
Nas imagens, é possível ver o motociclista perseguindo o animal que corria pelas ruas do Bairro Santa Rosa;
Durante a gravação, o homem mostra o painel da moto que registrava 20km/h na perseguição ao animal;
O condutor demonstrava empolgação e surpresa com a presença do lobo-guará na área urbana;
Por fim, o vídeo encerra com o animal atravessando um terreno escuro e seguindo correndo para outro lado.
Em um outro registro, o animal é flagrado por um motorista, que filma enquanto dirige.
O homem narra a situação e grita para uma mulher que está atravessando a rua e parece não notar o animal: "moça, cuidado aí, isso é um lobo, um lobo-guará".
O motorista acelera e persegue o bicho com os faróis ligados.
Autoridades não conseguiram encontrar o animal
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada para uma ocorrência envolvendo o resgate de um lobo-guará no Bairro Jardim Brasília. No entanto, a equipe não conseguiu localizar o animal na região indicada pelo solicitante.
A Polícia Militar do Meio Ambiente informou que não foi acionada oficialmente, mas que viu os vídeos circulando nas redes sociais e solicitou patrulhamento na área.
Até o momento, nenhuma ocorrência de acidente foi registrada, e o animal ainda não foi encontrado.
LEIA TAMBÉM:
'Parece assombração': lobo-guará corre pelas ruas de pequena cidade mineira durante a madrugada e intriga militares
FLAGRA: Onça-parda tenta escalar portão de supermercado e passa susto em motociclista
VÍDEO: Onça ronda calçada, salta muro de condomínio e surpreende moradores
Motociclista se surpreende e persegue lobo-guará pelo Bairro Santa Rosa, em Uberlândia
Especialista alerta para os riscos de perseguir um animal silvestre
Segundo o veterinário Márcio Bandarra, coordenador do Setor de Animais Silvestres do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o lobo-guará que aparece nas imagens é um animal adulto, mas ainda jovem, conforme as características observadas.
O especialista explicou que os bairros por onde o animal passou têm ligação com áreas de mata fechada, e que é comum esses bichos entrarem na cidade em busca de alimento, como pequenos roedores e frutos. No entanto, Bandarra alertou para os riscos de perseguição ao avistar a espécie.
“O animal provavelmente estava estressado e se sentiu perseguido. Para ele, somos predadores. Isso pode ter feito com que ele sentisse medo e percorresse um trajeto ainda maior dentro da área urbana”, explicou o veterinário.
O profissional também reforçou que o lobo-guará não costuma atacar humanos, a menos que se sinta ameaçado. Por isso, a recomendação é não tentar persegui-lo nem capturá-lo. A orientação, segundo Bandarra, é de “identificar o local e acionar os órgãos ambientais responsáveis”.
Lobo-guará percorre quase 10km em área urbana ao ser perseguido por motoristas em Uberlândia
Redes Sociais/Divulgação
Lobo-guará
O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo da América do Sul. Um animal adulto chega a medir 1,30 metro de corpo, além de 40 centímetros de cauda, podendo atingir um metro de altura e mais de 20 quilos. É da família dos canídeos e pertence a um gênero composto por uma única espécie.
Seus parentes distantes do gênero Canis, como o lobo-cinzento e lobo-vermelho, só existem nas Américas, do México para o Norte, e em partes da Europa e da Ásia.
Apesar do porte e da aparência, é animal inofensivo ao homem, de comportamento dócil, e raramente há briga entre eles. Vive em campos abertos, no caso do Brasil, no cerrado, nos campos sulinos, na caatinga e na borda do Pantanal. Também pode ser encontrado na Argentina, no Paraguai, na Bolívia e numa pequena parte dos territórios do Uruguai e do Peru.
O lobo-guará é onívoro, alimenta-se principalmente de roedores, pequenos répteis, caules doces, mel, aves e frutos. A gestação dura em torno de 62 a 66 dias, com ninhadas de até seis filhotes.
*Estagiária sob supervisão de Juliana Leal.
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas